Relato do percurso da carreira da Carris “28E″

23 participantes e dois repórteres da TSF juntaram-se no dia 3 de Maio de 2014 para percorrer o quarto percurso do “corredor do BUS”, o da carreira da Carris “28E″. Esta mítica carreira, que liga o Martim Moniz ao Cemitério dos Prazeres, tem cerca de 7.500 metros, e foi percorrida no sentido ascendente.

O grupo no Martim Moniz

O grupo no Martim Moniz

Antes

Com encontro marcado para as 17h00 no Martim Moniz em Lisboa, cheguei mais cedo como habitual. Em parte, devido à presença combinada dos repórteres da TSF, por outro lado, com curiosidade de assistir ao jogo de criquete improvisado que sabia iria estar a decorrer no meio da Praça e, que estava, claro. Observei mais atentamente e, por detrás do batedor, na parede existe pintado um “alvo” (chamo-o assim devido a não saber o nome certo), para onde quem atira a bola (o atirador?) aponta… Em breve falarei com os jovens que jogam aquilo, a clarificar.

Desta vez, no início, tivemos a visita da Mafalda e uns amigos, que fizeram uma caminhada ad-hoc a partir do Martim Moniz, mas deixaram no ar a ideia de um dia fazer um “corredor do BUS” inteiro, esperamos por vós, custa menos do que imaginam ;)

Após a entrevista da TSF, a habitual fotografia aos presentes e o arranque da carreira com um atraso ligeiro mas dentro do aceitável.

Durante

Os 29ºC que se faziam sentir não fizeram o grupo quebrar. A primeira subida, até à Graça foi atacada com a graça habitual dos participantes. No primeiro ponto de reunião, não foi necessário esperar muito tempo pelos corredores mais lentos, descida até à Rua Augusta, onde nos encontramos de novo com o Valter e o Mésicles que colocaram mais umas questões ao grupo. Combinamos encontro de novo no final do percurso e arrancamos, para a segunda grande subida, da Rua Augusta ao Largo do Camões. Muito carro e muito turista enchiam a Baixa de Lisboa naquela hora, alguns aplausos pelo caminho deram o impulso necessário para chegar lá acima.

Com o Rafael Santos, do "Diário do Tripulante".

Com o Rafael Santos, do “Diário do Tripulante”

Quase na chegada ao Largo do Camões, cruzamo-nos com o Rafael Santos, autor do blogue (e do livro com o mesmo nome) Diário do Tripulante e arrancamos então em direcção ao Jardim da Estrela, descendo a calçada do Combro, e subindo a Calçada da Estrela esta, a terceira subida e mais dura da carreira, que começa logo ali ao pé da Assembleia da República. No Jardim da Estrela, paragem estratégica para beber água e, encontro inesperado com a Goreti Silva (à paisana) e com a nossa amiga-em-comum-que-não-sabiamos-que-era Rita Matias que expunha na feira que decorria no Jardim da Estrela o seu megnífico trabalho.

Saídos do Jardim, até ao Cemitério dos Prazeres foi “um pulinho”, e chegámos inclusivé antes dos repórteres da TSF, prova provada de que por vezes se chega mais depressa a pé do que de carro. Mais umas palavras trocadas, algumas fotografias e chegou ao fim o percurso oficial.

Depois

Alguns dos participantes regressaram de carro, outros de eléctrico mas, o grosso do pelotão (onde me inclui) regressou como veio, a correr, embora fazendo uma ligeira adaptação ao percurso para o tornar menos exigente, em direcção ao Largo de São Domingos. Festas à parte, regressei a casa acompanhado por um dos condutores-ajudante do dia, o Ricardo, que mora na mesma rua que eu. Nessa parte, fomos por dentro de Alfama, e incluimos algumas escadinhas, pois as subidas não tinham sido ainda suficientes ;)

Mapa do percurso

Clique aqui para visualizar o mapa do percurso.

Galeria de imagens

Fotografias do “corredor do BUS”, António Luís, Elsa Alcobia e Marco Rodrigues.

Próximos percursos

Os próximos percursos a realizar são os das carreiras Carris “12E”, Ascensor do Lavra e Ascensor da Glória, na próxima Sexta-feira, 9 de Maio de 2014, às 21h00, com início na Praça da Figueira, em Lisboa, juntas-te ao “corredor do BUS” nesse dia?

1 comentário a “Relato do percurso da carreira da Carris “28E″

  1. Pingback: TSF Runners - 16 de Maio de 2014 | corredor do BUS

Os comentários estão fechados